03/10/2019

Você sabe o que é divulgação científica?

 

Divulgação científica é o processo que dá uma nova “forma” à ciência para que ela possa chegar a públicos diferentes. Com a divisão em áreas muito específicas, a ciência foi se tornando tão especializada que até mesmo cientistas têm dificuldade de entender o trabalho de quem pesquisa questões muito diferentes das suas. Um físico que estuda o espaço e um físico que estuda rochas provavelmente não sabem falar sobre as mesmas coisas da mesma maneira, por exemplo.

O divulgador científico é alguém que se esforça para entender esses trabalhos e que consegue enxergar o que um assunto tem de interessante antes da maior parte das pessoas. Na tentativa de dividir o seu encantamento por um tema, ele experimenta novas linguagens e formatos. Os jornalistas fazem esse exercício nos programas de TV, nos textos de jornais e revistas e nas matérias de rádio, mas nos últimos anos, os próprios cientistas têm testado esse tipo de comunicação e, com a internet, os canais de YouTube e os podcasts de ciência têm atraído cada vez mais interessados. Além deles, você pode encontrar divulgação científica em palestras, livros, filmes, séries, histórias em quadrinhos, museus, feiras de ciência, concursos culturais e em muitos outros lugares! O Anima Física é mais um desses exemplos. Como a gente adora falar de Física, resolvemos criar uma animação para mostrar como esse tema pode ser interessante.

A seguir, nós preparamos uma listinha com projetos de divulgação científica que gostamos muito, caso você esteja procurando por novas maneiras de aprender e de se divertir:

 

Podcasts: Dragões de Garagem; SciCast; Naruhodo!; PODEntender; Alô, Ciência?; 37 Graus; Ciência Usp; Verdades Inventadas (LAbI UFSCar); Oxigênio (Unicamp); Serendip; Fronteiras da Ciência; Fisicast

Canais do YouTube: Science Vlogs Brasil

Eventos: Pint of Science; Pergunte a um (a) cientista

Sites: Ciência Hoje, os Blogs de Ciência da Unicamp  e a Pesquisa Fapesp

Revistas: Questão de Ciência

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.