19/06/2019

Homenagem ao cinema brasileiro

O Dia do Cinema Brasileiro é celebrado em 19 de junho. Foi nesta data, em 1898, que o cinegrafista italiano Affonso Segretto fez as primeiras imagens em movimento no território nacional, ao chegar de navio no Rio de Janeiro, vindo da Europa.  “Uma vista da Baia de Guanabara” se perdeu no tempo, mas a filmagem tornou-se um marco na história do nosso audiovisual e o cinema é, até hoje, uma arte capaz de agradar os mais diferentes perfis. Concorda?

Qual seu tipo de filme preferido?

Que tal saber mais sobre o cinema de animação? Ele tem tudo a ver com o projeto Anima Física que, como o nome diz, junta física com animação!

 

 

O objetivo do nosso trabalho é desenvolver uma curta-metragem em animação (quem sabe ele não vira uma série?) sobre Física de Partículas!

O roteiro, grafismo, animação e direção estão a cargo de Maurício Squarisi, co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas.

 

 

Com direção dos animadores Wilzon Lazaretti e Maurício Squarisi, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas nasceu em 1975.

Tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização de oficinas. Até hoje, já foram realizadas mais de 2500, na maioria dos estados brasileiros, e em diversos países, como Estados Unidos, Portugal, Dinamarca, Moçambique, Argentina, Croácia, Suécia, Bulgária, e muitos outros.

Entre os filmes desenvolvidos em oficinas e as obras autorais produzidas pelos diretores, já são mais de 300 realizações, o que situa o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas como um dos mais atuantes polos de produção no segmento no país. Em 2017, o Núcleo lançou seus dois primeiros longa-metragens, “História Antes de uma História”, de Wilson Lazaretti, e “Café, um dedo de Prosa”, de Maurício Squarisi.

 

 

You may also like...

1 Response

  1. Aline disse:

    Olá. Sou professora de Física do ensino médio de uma escola pública e outra particular. Como faço para acessar o material de vcs?
    Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *